PROJETO ENCANDO PARA LER - ESCOLA GEORGETE ELUAN KALUME
Projeto - Encantando para ler
PROJETO
Escola
: Georgete Eluan Kalume
Projeto
: Projeto de Leitura
Tema
: Encantando Para Ler
Duração
: durante o ano letivo de
2012
Turno
: 1º e 2º
Justificativa
:
As situações deste projeto têm
como intenção maior, que as crianças vivenciem através de textos
literários o papel de leitores.
Em geral as crianças se sentem
atraídas por este tipo de texto pois permitem entrar no mundo da
imaginação e brincar no “faz de conta”.
Sendo assim, este Projeto oferece
repertórios de textos literários, contação de histórias,
teatro, músicas, filmes, proporcionando também o resgate de jogos
e brincadeiras antigas e atuais favorecendo por tanto a
sistematização de conhecimentos já adquiridos e promovendo novos
conhecimentos através do mundo do faz de conta.
Produto
Final :
Apresentação de teatro, contação de histórias, músicas,
coreografias e outros trabalhos desenvolvidos pelas turmas durante o
Projeto.
Objetivo
geral :
Desenvolver
o hábito da leitura de forma prazerosa.
Objetivos
específicos :
·
Familiarizar-se com a leitura por meio do manuseio de livros.
·
Oferecer um repertório variado às crianças de diferentes
autores da literatura infantil. (organizar espaços na sala de aula
e escola).
·
Ouvir histórias lidas, apreciando a leitura feita pelo
professor.
·
Contar ou recontar histórias de forma prazerosa.
·
Promover situações em que as crianças possam dramatizar
personagens da literatura infantil.
Conteúdos
:
·
Leitura de textos em diferentes fontes;
·
Uso de múltiplas estratégias para resolver dúvidas
relativas ao manuseio do suporte e as informações obtidas;
·
Empenho em buscar e selecionar informações em várias
fontes;
·
Interesse em compartilhar informações e material de
consulta sobre o assunto em foco.
·
Participação de problemas do texto e de possibilidades de
resolvê-los, para garantir a coerência e coesão; valorização do
trabalho coletivo ou em parceria como fator favorável à qualidade
na apresentação dos trabalhos escritos.
·
Empréstimo de livros para os alunos – Malinha Viajante.
Sequência
de atividades :
Atividades
1 – Roda – de Apreciadores de histórias
·
Apresentação do projeto através de situações
comunicativas, como será desenvolvida as atividades da turma;
·
Proporcionar roda de leitura para apreciarem o gênero da
literatura infantil;
·
Proporcionar o empréstimo de livros, onde as crianças
levando na malinha viajante um livro de literatura infantil, para
compartilhar a história com seus familiares.
Atividades
2 – Leitura preparada pelo professor
·
Ler em voz alta (se necessário em “capitulo”) o livro
que considerar mais atraente. Fazer pausa em momentos chave, de
suspense para que as crianças explicitem suas antecipações, de
forma a salientar o conflito, as ações decorrentes, o clímax e
resolução.
·
Se o conto apresentar vários episódios, selecionar apenas
um em que os personagens, o conflito e o clímax estejam delineados.
Atividades
3 – Filme
·
Assistir filme ou slid sobre os contos selecionados por cada
turma ( Branca de Neve, João e Maria, A formiguinha e a neve. Romeu
e Julieta, por exemplo), fazer o levantamento de outros
protagonistas e relembrar suas histórias, especialmente o
autogonista em cada uma, e o conflito gerador do enredo, além do
ambiente.
Atividades
4 – Descrevendo o personagem central .
·
A partir das leituras dos filmes assistido promover o
preenchimento coletivo de uma ficha de caracterização do
personagem central do conto lido e escolhido nas atividades
anteriores (nome, como é, como se veste, o que faz, o que defende,
os companheiros que tem).
Atividades
5 – Produção Textual
·
Propor que produzam coletivamente a história, combinar que o
professor fará o registro em caderno ou no quadro, para depois
passar a limpo/digitar e providenciará uma cópia para a turma para
fazer possíveis ajustes coletivamente;
·
Ao longo da escrita, é importante :
§ Reler o que já foi escrito
para que seja encontrada a forma mais adequada de prosseguir;
§ Discutir como enriquecer as
discrições;
§ Propor a busca de termos que
aumentem a qualidade literária da narrativa;
§ Enfatizar o emprego dos
tempos verbais e de organizadores textuais (elementos de conexão
adequadas).
Atividades
6 – Produção do Livro
·
A partir dos textos produzidos, propor a produção do livro
(capa, contra capa, sumário e bibliografia).
Atividades
7 – Apresentação das histórias selecionadas por turmas
·
Apresentação para a comunidade das atividades desenvolvidas
ao longo do projeto;
·
Painel sobre biografia do autor selecionado pelas turmas;
·
Livros de histórias escritos pelos alunos, considerando a
versão do autor;
·
Dramatização das histórias apresentada pelos alunos de
cada turma
Nenhum comentário:
Postar um comentário